domingo, 26 de fevereiro de 2012

A solenidade da contenção

Só percebi aqui a avareza como desprezo pelo desperdício. Raramente sobeja comida no prato, poucas vezes entra roupa nova nos armários. O gasto inútil é tido como uma baixeza e, no entanto, não se esforçam por ter mais do que aquilo que lhes resta. Faz parte da raça conservar intacto o que se herda, incluindo os maus momentos. Ontem, Madame comentava, despreocupada que eu ouvisse, uma qualquer história de um parente próximo que, alcoolizado, morreu sozinho.
O banimento nesta casa não é castigo mas forma de manterem aquele humor manso sem excessos que veda a gargalha e trava as lágrimas. A distinção dos sentimentos contidos caracteriza-os. Quando os meninos são admitidos a comungar da mesa das refeições ganharam já, solenes, o hirto e o mudo dos adultos. 
Talvez nas alcovas consigam cevar os seus instintos recalcados. Abafadamente, de qualquer modo, quase a ponto da sufocação.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Estridente como a hora

Talvez esta profissão seja o território de refúgio da minha impossibilidade em ser aceite. Na minha condição basta o ser tolerado enquanto útil, consentido porque necessário. Tentei durante estes anos transformar a minha pessoa na minha função. Preparo-me para ela com a sujeição nocturna e silenciosa a horas madrugadoras, envolto sob o recato de ser dos poucos acordados nesta casa. 
Barbeio-me demoradamente, engomadas as camisas, engraxados os sapatos. 
Pelas sete estou sentado na borda da cama a aguardar já o começo do dia e com ele os meus deveres. Há dias em que um homem gostaria de não acordar mais sem ter dado conta que já não era sono o que dormia. Dias de apagamento em que a noite própria se prolongasse, eternizando-se como a carícia de quando nos ajustavam os cobertores para que o frio não chegasse. 
Passos infantis ou a inquietação de um adolescente, tanto faz. A vida que não existe murmura-nos a sua tentadora presença, amortecido sons, incertos. Estridente como a hora em que já não há mais possível surge o instante. Descerei então as escadas, sem uma expressão que me traia os sentimentos.